O livro Uma ideia verde, escrito por Lauro Darós com coloridas ilustrações de Graça Lima, foi publicado em 1995, pela editora FTD. Em prosa poética, o autor busca mostrar o paraíso natural existente em Canutama, no Amazonas.
Em meio a muito verde: planícies e planaltos, lagos, rios e mares, existe pouca cor e muito silêncio. É como se o vento e as ondas da praia levassem as sementes até os montes e as montanhas, revelando-se várias espécies de flores e frutos, cores, aromas e perfumes. Onde as plantas sabem o que é a felicidade, um paraíso de insetos, mamíferos, aves e repteis, enfim uma natureza maravilhosa, se prepara para receber o homem.
Em plena natureza, homem e mulher caminham juntos e descobrem que existe generosidade, solidariedade e doação. Mas, com o passar do tempo, o homem se descobre poderoso e descobre nos verdes das plantas, o dinheiro. A máquina que constrói e destrói. Os mananciais d’ água se transformam em esgotos.
E no olhar de duas crianças, a herança recebida pelos homens: pedra, pó, rios extintos, planaltos e planícies inférteis. No criador, a saudade, “do tempo em que o verso nascia da semente, [...]. Hoje seu poema é sem cor” (DARÓS, 1995, s.p.).
Referências
VIEIRA, Mônica Dias. Uma ideia verde. Literatura Infantil e Juvenil produzida em Santa Catarina. Florianópolis, 2013. Disponível em http://literaturainfantiljuvenilsc.ufsc.br/obras/uma-ideia-verde
DARÓS, Lauro. Uma ideia verde. Il. Graça Lima. São Paulo: FTD, 1995.
Comments