Organização da turma:
– Divida a turma em duas equipes, distribuindo cartão colorido (uma cor para cada equipe), no verso dos cartões de cada equipe, terá escrito um dos sentidos: visão/ audição/ paladar/ tato/ olfato como definição de qual atividade esse aluno irá participar.
Capacidades a serem trabalhadas:
– Oportunizar o trabalho em equipe;
– Relacionar os sentidos à percepção do ambiente e prevenção de acidentes;
– Identificar os órgãos sensoriais e suas funções;
– Conhecer o funcionamento de cada órgão sensorial e os cuidados que esses necessitam.
Material:
– Cartelas coloridas (duas cores) escritas no verso um dos sentidos;
– Caixa tato: uma caixa com objetos de várias texturas e formatos (lixa, algodão, espuma, madeira, etc.);
– Potinhos auditivos: potes tampados com objetos variados, formando pares (areia, feijão, prego, pedrinhas, etc.);
– Bandejinha degustativa: potinhos tipo saleiro, com pó de suco ou gelatina, e bandeja com rótulos indicando o sabor;
– Caminho com obstáculos e venda;
– Potinhos olfativos: potinhos com diversos aromas.
Desenvolvimento:
Separar as duas equipes de acordo com as cores das cartelas que cada aluno recebeu. O aluno vai participar da estação que está escrita no verso de sua cartela. Cada equipe terá representante(s) em todas as estações. A cada estação soma-se pontos para sua equipe, sendo ao final vencedor a equipe que obtiver maior número de pontos.
ESTAÇÃO TATO:
Entregar ao aluno participante alguns objetos da caixa. Ele terá que retirar da caixa tátil o objeto igual ao que está em sua mão, formando pares. A cada par formado o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
ESTAÇÃO DOS POTINHOS AUDITIVOS:
O aluno deverá balançar os potinhos formando pares com mesmo som. A cada par formado, o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
ESTAÇÃO DOS POTINHOS OLFATIVOS:
O aluno deverá cheirar os potes e formar pares com o mesmo aroma. A cada par formado, o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
ESTAÇÃO DOS OBSTÁCULOS:
No mínimo dois participantes de cada equipe devem participar deste momento da gincana. Venda-se os olhos de um deles e o outro será seu guia. Construir um percurso com diversos objetos como obstáculos (latas, caixotes, cadeiras, garrafas PET). Obterá 10 pontos a equipe que fizer o percurso em menor tempo.
ESTAÇÃO DEGUSTATIVA:
O aluno terá que degustar alguns sabores de gelatina e relacioná-los ao rótulo adequado. A cada acerto o jogador obterá 10 pontos para sua equipe.
Gente, essa gincana é o máximo, não é mesmo! Que tal vocês desenvolverem ela com seus alunos. Eles irão adorar participar. Para que ela ainda fique mais divertida, convide outras turmas para participarem junto com vocês. O que acham?
Se você tem outras sugestões, comente!
Comments